Como comprar bitcoin. Passo a Passo rápido, fácil e seguro (2018)

Como comprar bitcoin. Veja aqui tudo que é preciso saber para começar a investir na criptomoeda mais comentada do momento.

O interesse pelo bitcoin cresce tanto quanto a valorização da moeda no mercado mundial. Céticos e simpatizantes da nova tecnologia travam uma dura batalha acerca do bitcoin ser ou não “uma bolha”. Veja aqui um passo a passo e dicas sobre como comprar bitcoin além dos cuidados que se deve tomar.

como comprar bitcoin

O que é o bitcoin

Bitcoin é uma moeda virtual bem como um sistema eletrônico de pagamentos criado por um desenvolvedor de software sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto. Como outras criptomoedas, o bitcoin existe no ambiente online de forma descentralizada, sendo no fundo um arquivo digital em um grande banco de dados distribuído conhecido como Blockchain.  Esse banco de dados registra todas as transações de compra e venda de bitcoins desde o seu início.

Como investir em bitcoins

Para comprar bitcoins no Brasil é preciso utilizar uma corretora de criptomoedas. As exchanges são empresas que compram e vendem bitcoins, funcionando de modo similar às casas de câmbio. Mercado Bitcoin, Foxbit e Bitcoin ToYou são três das maiores exchanges brasileiras em volume de negócios.

Escolha uma exchange para realizar suas compras de bitcoins.  Pesquise e compare a reputação das corretoras em sites como o reclame aqui e em fóruns do assunto. Verifique também as taxas cobradas.

Escolhida a corretora, basta se cadastrar, transferir o dinheiro por meio de um TED e realizar a compra de bitcoins ou uma fração de bitcoin.

Comprar bitcoin com cartão de crédito?

Algumas corretoras no Brasil e no exterior permitem a compra de bitcoin com cartão de crédito. Mas vale ressaltar que as taxas são bem mais altas em virtude do grande risco de fraude. Isso faz com que, de forma geral, não compense comprar bitcoin com cartão.

Depois de comprar bitcoin, saiba como guardá-los

Tão ou mais importante do que comprar os bitcoins é saber como armazená-los em segurança. Seus bitcoins não devem permanecer nas corretoras. Eles devem ser guardados em carteiras (wallets). As carteiras de bitcoin guardam as chamadas chaves privadas, que nada mais são do que seqüências de números necessárias para se ter acesso aos seus bitcoins e as chaves públicas, usadas para receber bitcoins. Basicamente, existem 5 tipos de carteiras de criptomoedas:

  1. Carteira bitcoin para desktop, que são programas baixados no computador,
  2. Carteiras de dispositivos móveis, aplicativos de celular que armazenam as chaves,
  3. Carteiras online, que são as carteiras disponíveis em sites na internet,
  4. Carteiras de hardware, dispositivos dedicados para armazenar as chaves privadas,
  5. Carteiras de papel, pedaço de papel com a chave privada, para gastar os bitcoins, e a chave pública, para se receber a moeda.

Dentre as carteiras de desktop, temos a Electrum. Uma carteira de celular bem conhecida é MyCelium. Como exemplos de wallets online podemos citar as Blockchain.info e BitGo. Já no grupo das carteiras de hardware temos a KeepKey e a Trazor.

A principal vantagem da carteira de papel é a de evitar que os dados da chave fiquem online, local que pode ser hackeado.

Se você perder a chave privada de onde seus bitcoins estão, você não terá mais como acessá-los.

Como comprar bitcoin, passo a passo rápido, fácil e seguro:

  1. Escolha e se cadastre em uma exchange (como a Foxbit ou Mercado Bitcoin)
  2. Transfira dinheiro para a exchange (com um TED, por exemplo)
  3. Defina a quantidade de bitcoins para comprar (com valor menor ou igual ao transferido)
  4. Efetue a compra
  5. Transfira os bitcoins para sua wallet (como a carteira online Blockchain)

Para vender bitcoin, é o caminho oposto

  1. Transfira seus bitcoins de sua wallet para sua exchange
  2. Defina a quantidade de bitcoins a ser vendida
  3. Efetue a venda
  4. Transfira o dinheiro fruto da venda dos bitcoins para sua conta bancária

Cotação do Bitcoin

Um ponto muito importante para não deixar passar é que cada exchange possui a sua cotação para o Bitcoin. Por exemplo, a 1h do dia 25.01.2018, temos as seguintes cotações de bitcoin por corretora de bitcoin do Brasil.

Corretora Cotação Bitcoin (em Reais)
Bitcoin Trade 37.000,00
Walltime 36.900,00
Mercado Bitcoin 37.100,00
Foxbit 37.344,00
CoinBr 39.857,00

Tomando essas 5 corretoras de bitcoin como exemplo, podemos perceber uma variação quase dois mil reais entre a cotação da Wallltime e da CoinBr.

O valor do Bitcoin

Negociado livremente no mundo, o valor do bitcoin reflete a oferta e procura pela moeda no mercado. O sistema que mantém os bitcoins é descentralizado, não existindo um governo ou banco central que o controle.  A oferta de bitcoins está limitada a 21 milhões de moedas. O processo de criação de bitcoins se chama mineiração. Já foram mineirados aproximadamente 16,8 milhões de bitcoins.

No final das contas, o preço do bitcoin reflete o quanto as pessoas estão dispostas a pagar por ele, não havendo garantia nenhuma de que esse preço subirá ou despencará.  Rendimentos passados não garantem de forma alguma lucros futuros.

Outras criptomoedas

Além do bitcoin, existem milhares de outras criptomoedas. Após do bitcoin, em volume de mercado estão:

  1. Ethereum (ETH),
  2. Ripple (XRP),
  3. Bitcoin Cash (BCH),  
  4. Cardano (ADA)  e
  5. Litecoin (LTC)

Corretoras estrangeiras de criptomoedas

Estão cada vez mais populares as ICOs (Initial Coin Offering, Oferta Inicial de Moeda)). ICO é uma maneira de se levantar recursos para o desenvolvimento de novos projetos. Basicamente é oferecida uma quantidade de uma nova criptomoeda em troca de bitcoins ou ethereums dos investidores. É possível traçar um paralelo com os IPOs (ofertas públicas iniciais de ações).

No caso de haver interesse em participar de um ICO, pode ser necessário se cadastrar em alguma exchange estrangeira, como a Binance, Bibox ou Kucoin.

Clique no banner abaixo e veja alguns dos melhores ICOs disponíveis no momento.

como comprar bitcoin

ICOs disponíveis no mercado

Veja abaixo as maiores corretoras do mundo por volume de negócio (em 24 horas):

  1. Bithumb, 3,0 bilhões de dólares em volume de negócios,
  2. Binance,  2,8 bilhões de dólares,
  3. Upbit,     2,5 bilhões,
  4. OKEx,     2,1 bilhões,
  5. Bitfinex,  1,9 bilhões,
  6. Huobi,    1,0 bilhão de dólares em negócios.

Alguns números do mercado Bitcoin:

  • Preço do bitcoin em 01 de janeiro de 2017:             972 dólares
  • Preço do bitcoin em 31 de dezembro de 2017:   13.287 dólares
  • Valorização bitcoin em 2017: +1300%  (mais de mil por cento)
  • Bitcoins em circulação: 16.820.025 (22.01.2018)

Cuidados ao comprar bitcoin

  • Rendimentos passados não garantem rentabilidade futura.
  • O valor do bitcoin é muito volátil: da mesma forma que seu preço sobe muito rápido, o seu valor também cai as vezes na mesma velocidade.
  • Investimento em bitcoin é considerado de altíssimo risco.
  • Proteja suas chaves privadas.

Ainda é tempo de investir em bitcoins?

Uns dizem que a bolha Bitcoin está prestes a explodir, o que faria o seu valor virar pó. Outros afirmam que o Bitcoin tem potencial para aumentar e muito ainda de valor, alguns até prevendo que o mesmo alcançará o valor de 100.000 dólares em 2018.  Quem viver, verá!

Alguns problemas do bitcoin

Na hora de comprar bitcoin, convém pensar também em alguns problemas que seguem na cola da moeda:

  1. Indefinição dos governos quanto ao uso do bitcoin.  O bitcoin está muito suscetível a como os governos irão se posicionar em relação às criptomoedas.
  2. A alta volatilidade da moeda. Esse comportamento do bitcoin, na mesma medida em que atrai especuladores, também afasta aqueles que desejam uma moeda mais estável.
  3. Pouca adoção do bitcoin no mundo dos negócios tradicionais. A alta volatilidade da moeda acaba por limitar a adoção do bitcoin como forma de pagamento.

Gráfico do Bitcoin

O gráfico a seguir traz a variação do valor do bitcoin de janeiro de 2017 aos dias atuais. Veja como a cotação do bitcoin se valorizou durante o ano passado e a sua instabilidade de dezembro para cá. O bitcoin hoje está bastante aquém da sua máxima histórica. No entanto, o bitcoin também está muito acima do seu valor médio. Prever o comportamento dele daqui pra frente é o grande desafio.

grafico bitcoin

Evolução do Preço do Bitcoin em dólar (2017/2018)

O Bitcoin é seguro?

Convém sempre reforçar que o Bitcoin é um investimento de alto risco. Possibilidades de grandes ganhos sempre andam juntas com possibilidades de grandes perdas. O binômio Rentabilidade x Risco está presente em qualquer investimento. E quanto maior um, maior também é o outro.

Outro risco para aplicações em bitcoins são os ataques de hackers. Quanto a isso, é muito importante proteger a sua chave privada de acessos de terceiros.

Comprar bitcoin pode ser interessante se para investir algum dinheiro que não fará muita falta, no caso de tudo dar errado.

Outras formas para conseguir Bitcoin

Além da compra de bitcoins por meio de exchanges, é possível conseguir a criptomoeda de outras maneiras, como:

  • vender produtos e serviços em bitcoin,
  • comprar bitcoin diretamente de outra pessoa,  e
  • mineirar bitcoins

Falaremos mais dessas outras possibilidades para se obter bitcoins em um futuro post.

Bons investimentos.

Veja também:

O que é ICO? Como lucrar muito com elas?

Bitcoin acabou? Estamos vendo o fim do bitcoin?

Renda Fixa, o que é e como investir em 2018? (Lucre mais!)

Aplicativo Renda Fixa, consiga melhores rentabilidades

Tesouro Direto e os erros de investimento que você tem que evitar

Nubank ou Credicard Zero? Qual o melhor cartão grátis (para 2018)?

 

2 ideias sobre “Como comprar bitcoin. Passo a Passo rápido, fácil e seguro (2018)

  • Ainda é tempo de investir em bitcoins? Conclusão: Uns dizem que sim, outros dizem que não. Ou seja, ninguém sabe nada sobre porra nenhuma.

    • Pois é. Tanto os que acreditam se tratar de uma bolha quanto os que acreditam não se tratar de uma bolha tem muitos argumentos. Mas no fundo é imprevisível o que acontecerá com o bitcoin.

Não é possível comentar.

%d blogueiros gostam disto: