O que é ICO? Como investir e lucrar muito com elas?

Muitas oportunidades de investimento estão surgindo com as ICOs. Mas as promessas de grandes ganhos andam de mãos dadas com possibilidades reais de grandes perdas. Veja aqui o que são as ICOs e como avaliá-las para se buscar as melhores opções.

Ao invés de realizarem IPOs (do inglês Initial Public Offering) como as empresas mais tradicionais fazem, muitas fintechs e startups têm buscado o caminho das ICOs, como são conhecidas as ofertas iniciais de criptomoedas. 

O que são ICOs

ICOs são ofertas iniciais públicas de venda de altcoins, como são chamadas as criptomoedas alternativas ao bitcoin.  Token é o nome dado às moedas lançadas em um ICO. Essas ofertas de moedas estão sendo utilizadas como forma de captação de recursos para custear novos projetos.  Tais projetos são os mais variados possíveis.

Esse mercado de ICOs em forte ebulição nos dois últimos anos, e sem dar sinais de desaceleração, ainda não é regulamentado. Se isso, por um lado, traz simplicidade ao processo, por outro, traz bastante insegurança ao investidor.

Vantagens das ICOs, por que a ICO vale a pena?

As ICOs apresentam vantagens consideráveis para os empreendedores atuais:

  • milhões de dólares poderem ser levantados, em um curto período de tempo, junto a investidores que querem fazer parte de novos lançamentos de altcoins (moedas alternativas aos bitcoins), ávidos para entrar na “onda das criptomoedas”.
  • os investidores que participam de uma ICO não possuem capital próprio de uma empresa, eles estão essencialmente apenas dando dinheiro à empresa para lançar seu produto. Em IPOs tradicionais, os investidores, ao comprarem ações, realmente passam a possuir uma pequena ou grande porcentagem da empresa. Em algumas situações dando-lhes direitos de voto, bem como a propriedade real da organização.

Como avaliar uma ICO?

Para conseguir prospectar uma boa oportunidade de investimento dentre tantas ICOs disponíveis em nível mundial faz-se necessário realizar alguns passos, a serem vistos a seguir.

Passo 1: Determine a capitalização de mercado (coin Market Cap) da ICO

  • Calcule o preço do token com esta fórmula: (Preço atual da moeda de referência) / (Número de tokens adquiridos por cada unidade da moeda de referência)
  • Agora multiplique o preço do token pelo número de tokens postos em circulação (total de tokens vendidos no ICO + pré-ICO).

Este é o limite de mercado da empresa, calculado de forma aproximada, ao se considerar que todos os tokens disponíveis serão vendidos durante o crowdsale. Pegue este limite e compare-o com o market cap das 100 melhores altcoins do mercado (você poderá visitar o site www.coinmarketcap.com) para ver como a nova moeda se compara aos maiores players do mercado.

Se o limite de mercado equivale a US$ 30.000.000, eles precisarão crescer para US$ 90.000.000 para que você triplique o seu investimento.

Por fim, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • A ICO é tão boa quanto as altcoins existentes?
  • A empresa ou seu projeto realmente vale ou deveria valer o market cap que se pretende alcançar no ICO?

Caso as respostas às perguntas anteriores sejam positivas e você enxergue um potencial de retorno do investimento inicial (ROI) superior a 3, avance para as etapas seguintes.

Passo 2: Leia com muita atenção o Whitepaper

O whitepaper de uma ICO costuma apresentar informações referentes ao problema a ser resolvido pelo resultado do projeto, a solução e o produto, a implementação do token sob os pontos de vista econômico e técnico, o time da iniciativa e o roadmap da solução, que traz em linhas gerais o que será entregue e quando.

Leia com atenção o whitepaper e busque responder as seguintes perguntas:

  • A tecnologia é única?
  • Essa empresa pode sobreviver / prosperar sem fazer uma ICO?
  • Qual é o objetivo do token na ecossistema da empresa?
  • Eles estão apenas criando uma moeda para lucrar com essa mania de ICO ou a moeda serve um propósito importante?
  • Como a moeda aumentará em valor?
  • Ela se baseia apenas em campanha publicitária ou é usada como utilidade na empresa? 
  • A empresa tem concorrentes que podem torná-la pouco relevante em seu nicho de mercado?

Passo 3: Pesquise a equipe

Agora aqui é fundamental pesquisar sobre a equipe do projeto. É preciso buscar responder:  A equipe é legítima?  Seus integrantes realmente existem no Linkedin, etc?  Você ficaria surpreso com a frequência com que os membros da equipe podem ser falsificados. Leia o perfil dos profissionais para verificar se os membros da equipe estão em tempo integral com a ICO e se a ICO está sendo mencionada.

Passo 4: Pesquise os consultores da ICO

Os consultores (advisors) são realmente relevantes para o ICO ou eles são um chamariz, muitas vezes pagos pela própria empresa apenas para atrair a atenção dos investidores? Se você vir o mesmo consultor em múltiplas ICOs, sua credibilidade e valor para a ICO diminui muito.

Passo 5: Determine o Nível de Euforia (Hype)

Não subestime este passo. Uma maneira fácil de obter uma sensação de hype e popularidade é “googlar” o nome do ICO. Veja quantas menções estão nos resultados de pesquisa. Certifique-se de usar combinações exatas, como citações na pesquisa do Google, para que não obtenha resultados genéricos.

Quantas vezes eles são mencionados nas mídias sociais? A melhor maneira de fazer isso é ir para buzzsumo.com e digitar o nome do ICO. Isso lhe dará uma lista de resultados mostrando conteúdo e menções no Facebook, Linkedin, Twitter, Pinterest e quantas vezes as partes de conteúdo foram compartilhadas.

Vá para o site da ICO e procure os sites, mídias sociais e programas de bate-papo onde eles interagem. Alguns dos mais populares são Slack Channel, Telegram Chat, Twitter, Bitcointalk.org e Reddit.com.

como investir em ICO

ICO, nível de euforia

Passo 6: Confira o produto da empresa e se há código existente

Para esta etapa, você não precisa saber programação, nem nada parecido. Você só precisará ter uma conta no Github.com, pois é lá que normalmente irão armazenar o código do projeto. Você pode ver com que frequência eles atualizam o código e como anda o seu desenvolvimento. Além disso, faça alguma pesquisa sobre seus produtos passados. Pesquise também se já há um negócio existente que eles estão visando expandir por meio de uma ICO.  Quanto mais informação, possivelmente melhor será análise.

Passo 7: Pesquisa de altcoins similares

Acesse os sites Coinmarketcap.com e CryptoCompare.com e estude os gráficos de moedas semelhantes. Claro, todas as empresas são diferentes, mas você quer apenas ter uma sensação geral acerca do potencial.

Existem ainda investidores de ICO inclinados a aplicar recursos em protocolos e plataformas, como 0x, Kyber e Raiden. Idéias que são necessárias para impulsionar a tecnologia blockchain e o mercado de criptomoedas como um todo.

Conclusão

O mercado de ICOs pode apresentar verdadeiras jóias raras, com projetos disruptivos e equipes capazes, junto a investidores e empreendedores buscando resultados consistentes.  Porém, todo cuidado deve ser tomado para não se entrar em uma autêntica furada.  Entender o que é ICO e como avaliá-la, são passos fundamentais para se investir nessa modalidade de negócio.

Dois mantras não podem ser esquecidos: rentabilidade passada não é garantia de ganhos futuros e não existe promessa de ganho sem risco associado. Toda cautela é importante. Os passos desse post são ferramentas importantes para minimizar o risco de se tomar decisões equivocadas.

Resumo de como avaliar ICOs

  1. Determine a capitalização do mercado
  2. Leia o whitepaper do ICO e pesquise
  3. Pesquise a equipe
  4. Pesquise os consultores
  5. Dimensione a euforia
  6. Confira o desenvolvimento do produto
  7. Pesquise moedas similares

Por favor, comente no post…

Você pretende investir em ICOs? Qual passo você achou mais importante?  E sobre o post, o que achou? Seus comentários são muito importantes para que possamos seguir criando novos artigos que sejam do seu interesse. Se gostou, Curta & Compartilhe.

Veja também:

Como comprar bitcoin. Passo a Passo rápido, fácil e seguro (2018)

Bitcoin acabou? Estamos vendo o fim do bitcoin?

Renda Fixa, o que é e como investir em 2018? (Lucre mais!)

Aplicativo Renda Fixa, tenha mais lucro em 2018

Em breve: as melhores ICOs do momento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: